Adolescencia

Quando eu ouvi, no meu aniversário de 12 anos: "Agora começam os melhores anos da sua vida, e os mais difíceis também", eu não acreditei. Mas depois de 5 anos, sem dúvida a minha adolescência é a melhor fase da minha vida - e sem dúvida a mais difícil.
Paixões, amores, o primeiro beijo, as decepções, as festas a fantasia, os shows, os filmes censurados (;P), os livros, as revistas femininas, as primeiras conversas no MSN, o primeiro namoro, conceitos de 'certo' e 'errado', a atração... A vida ganha mais glamour na adolescência... E sem dúvida, mais responsabilidade.
Por que a adolescência é a fase mais difícil? Talvez porque só descobre-se um 'eu' verdadeiro nessa fase, porque haverá escolhas que modificarão completamente sua vida, seja para melhor ou para pior. Tudo que vs faz marcara a sua visa, não que a infância não marque, mas agora você começa a seguir seu caminho sozinha.
Mas falar tudo com aspectos positivos é fácil. Eu sinceramente tenho medo da próxima geração de adolescentes - sabe, aquelas que que lêêm ce-quí-ço e escrevem cequiço, que com 13 anos já transaram com mais meninos que você beijou em sua vida inteira? - porque afinal, são essas pessoas que formarão a tendência do mundo onde seus filhos viverão. Onde ficou a consciência e o amor próprio dessa nova geração?
No fim de tudo, entre prós e contras, uma única situação resume toda a história, afinal, quem nunca ouviu a mãe falar: "Ah, saudade de quando tinha a sua idade."

Por Camila Caetano de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário